Marcelo Pereira Rodrigues é destaque na Feria Internacional del Libro de La Paz, Bolívia
Representando o Brasil em mais um evento internacional, com apoio da Embaixada do Brasil na Bolívia, do Ministério da Cultura brasileiro, do Itamaraty, da Câmara do Livro da Bolívia, tendo sido contratado pelos seus vários livros, Marcelo Pereira Rodrigues foi uma das atrações no evento que ficou definido como Conversatório "Futebol e Literatura", que contou com a participação do escritor argentino Eduardo Sacheri, com a mediação de Martin Diaz Meave, no último 9 de agosto. Dentre tantos trabalhos, Eduardo Sacheri é autor do livro "O Segredo dos Seus Olhos", que roteirizado para o cinema levou o Oscar de Melhor Filme. Martin Diaz é um publicitário do clube boliviano The Strongest. Num debate de altíssimo nível, onde não foi necessário nenhum cartão amarelo, Eduardo e Marcelo discorreram sobre as repercussões de suas carreiras e Marcelo, dispensando o tradutor, emocionou a todos com os seus esclarecimentos sobre bastidores de seus livros futebolísticos: o infantil "Do Pequeno ao Grande Mundo" e a novela "Minhas Mulheres". Falou sobre o seu trabalho como mental coach no futebol e atendeu pacientemente aos leitores e admiradores ao final. No dia seguinte, 10 de agosto, Marcelo participou da conferência "A Seleção Brasileira na Bolívia", com os debatedores Jorge Jove (ex-diretor técnico do The Strongest); Jorge Barraza (sumidade do jornalismo latino-americano, argentino, cobriu 11 Copas do Mundo e editou durante muito tempo a revista oficial da Commebol); Armando Aguilar Murguia (diretor do Museu do Futebol Boliviano) com a mediação de Martin Diaz Meave. Pacientemente, ao final, posou para fotos com admiradores e visitou o estande do Museu do Futebol na Feira. Recebeu de Diana um livro de presente, "Bolivia En La Copa América", de Ivan Aguilar Murguia e uma revista La Razón. De Jorge Barraza, foi presenteado com o livro autografado "Pioneros Una historia de la Copa América". Tudo da Feria Internacional del Libro de La Paz pode ser consultado no Facebook oficial do evento. O escritor aproveita para agradecer a empresa O Agente Literário pelo profissionalismo nas tratativas de bastidores.
Palestra e lançamento do livro “Tolerância” em Conselheiro Lafaiete – MG
No último dia 5 de novembro de 2022, na Hidrosolar, em Conselheiro Lafaiete – MG, aconteceu a palestra com o filósofo e escritor Marcelo Pereira Rodrigues que, ao final de sua fala e após os questionamentos dos presentes, autografou o seu mais recente livro, o romance “Tolerância”. Sua fala foi bastante elogiada e ficou marcado o excelente bate-papo de todos neste dia.
Marcelo deu o seguinte depoimento: “Agradeço a recepção da Hidrosolar. Plateia atenta, interativa, respeitosa. Que conversa agradável! Em tempos virtuais, ter o prestígio de tantas pessoas reais nos prestigia bastante.”
Lançamento de Tolerância em Curitiba superou expectativas
No último 11 de outubro de 2022, nem a chuva e o frio comprometeram a palestra e sessão de autógrafos de Tolerância, o 15º livro da carreira de Marcelo Pereira Rodrigues. No Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (à rua José Loureiro, 43, centro), Marcelo se apresentou para juízes, desembargadores, professores, escritores, historiadores e intelectuais apresentando um pouco a ponte entre literatura e filosofia, indicando a história e geografia como componentes do seu rebento livro de ficção.
Citou passagens literárias e filosóficas marcantes, de Sartre a Descartes, passando por Platão e Luc Ferry. A palestra na íntegra pode ser acessada pelo Facebook do Instituto. Vale a pena. O preletor também abordou o mundo dos negócios no mercado editorial, dando dicas aos escritores neófitos (e outros nem tanto).
Sobre a sua fala, o acadêmico de Cultura e observador da Cultura Paranaense Luiz Roberto Araújo deu o seguinte depoimento: "Assisti a palestra no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná-IHGPR e deixo registradas as minhas impressões. Domínio total do conteúdo, muita clareza na explanação o que me despertou grande interesse”.
O editor da Estrada de Papel Saulo Adami agradeceu: “Gratidão, Marcelo Pereira Rodrigues! Ficamos felizes com sua marcante presença no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná! Avante!”
Marcelo deu o seguinte depoimento: “Foi um evento gratificante. Reencontrar os meus leitores de Curitiba, aproveitando para agradecer ao divulgador Cristiano Martinez que sempre divulga o meu trabalho em Guarapuava e Maringá, encontrar colegas de profissão talentosos como o Sandro Bier e claro, poder autografar Tolerância e iniciar assim a turnê de divulgação deste livro. Estou muito feliz!”
Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Marcelo Pereira Rodrigues esteve na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no último 5 de julho. Muitas atividades: sendo o embaixador do site cultural “O Barrete” (do Porto, Portugal) no Pavilhão do país homenageado, que foi exatamente Portugal; apoiando outros escritores; promovendo a Revista Conhece-te e claro, deu aquele orgulho com a exposição do seu aclamado “Um Mergulho Na Literatura Clássica” no estande da Helvétia. Enfim, fincou sua bandeira em mais um evento internacional.
Marcelo Pereira Rodrigues divulga trabalho em Barcelona, Espanha.
O escritor Marcelo Pereira Rodrigues participou do Prêmio Literário Sant Jordi, numa promoção do Grupo Humanista Aficción, de Barcelona, na Espanha. Saúda os colegas das letras vencedores do certame: Emmanuel Lorenzo (da Argentina) e Olga Valls (da Espanha). A notícia completa pode ser lida no link abaixo:
https://aficcion.com/concurso-literario/sant-jordi-en-instagram
Um bom público prestigiou o lançamento de "O dia de folga" na Bienal Mineira do Livro
Voltando aos eventos presenciais, um bom público prestigiou o lançamento do livro de contos "O dia de folga", de Marcelo Pereira Rodrigues, o 14° de sua carreira consolidada por mais de duas décadas. No maior evento literário de Minas, o BH Shopping viu, na tarde do dia 21 de maio, a apresentação de Marcelo.
Em duas horas de apresentação, Marcelo se mostrou disposto e feliz, conversando e fazendo fotos com os seus leitores. Um bom número de exemplares foi vendido e carinhosamente, ele reservou exemplares para fiéis leitores que fizeram a encomenda, mas que não puderam estar presentes, devido a ainda temores da pandemia. Dentre os mimos recebidos, o escritor ganhou um relógio de uma admiradora.
Marcelo havia participado de uma Bienal Mineira do Livro, em 2010 no Expominas, quando do lançamento do romance "Minhas Mulheres". Habitué também do antigo Salão do Livro & Encontro de Literatura, na Serraria Sousa Pinto, o certo é que ele cativa um bom público no seu Estado.
Avesso a entrevistas, Marcelo tem divulgado os seus eventos no canal do YouTube MPR Filósofo e publicou um divertido vídeo de mímica apresentando o novo livro. Vale a pena um passeio pelo site oficial do escritor, quem sabe escolham alguns de seus livros, ou todos?
Como depoimento em forma de agradecimento, Marcelo esclareceu: "Às vezes o trabalho da gente ganha projeção internacional, muitos livros são vendidos, direitos autorais adquiridos, mas sentimos falta do aconchego do público de nossa cidade. Estava com muita vontade de abraçar os meus leitores e a Bienal Mineira me proporcionou isso, juntamente a Caravana e o apoio incondicional do Agente Literário."
Sugerimos levar o evento de palestra + lançamento de livros de Marcelo para a sua escola, faculdade, cidade ou apresentações literárias. Se Milton Nascimento já vaticinou que o artista tem que ir onde o povo está, o certo é que estas duas décadas de dedicação à literatura já permitiu ao autor mais de cem apresentações, Brasil afora e algumas incursões pelo exterior.
Tempo de comemorar? Qual nada! Tempo de trabalhar: Marcelo se apresentará na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, agora em julho.
Novo livro de Marcelo Pereira Rodrigues
O dia de folga é o novo livro de Marcelo Pereira Rodrigues. Oferecido às editoras no início deste ano, a celebração do contrato se deu com a Caravana Grupo Editorial. No parecer do seu editor Leonardo Costaneto, consta: “Após avaliação do original O dia de folga, remetido a nós, apresento parecer favorável à publicação. O conjunto de textos submetido é muito bom. Com temas do cotidiano, as narrativas são descritivas e imersas em múltiplos significados. Dou por aprovado.”
O conto que abre o livro é homônimo ao título e foi publicado na Revista Conhece-te (edição nº 251 de janeiro). Traduzido para o inglês, foi publicado na revista Sindh Courier, do Paquistão e, traduzido do inglês para o uzbeque, na revista Nodirabegim, do Uzbequistão. Mais 13 contos compõe a obra, na estreia de Marcelo no gênero, ele que também submete pequenas histórias a concursos literários do mundo inteiro.
O prefaciador de O dia de folga, Tiago Ferreira, colega de escrita de Marcelo no site cultural O Barrete, de Portugal, aponta: ”O dia de folga, de Marcelo Pereira Rodrigues, é um compêndio de histórias metafóricas e humanas, que — como um todo — permitem a extracção de significados tão próprios da essência humana. As descrições longas — e, contudo, tão precisas e leves — permitem que a leitura seja de uma agradável fluidez, de tal forma que conseguimos entrar dentro dos nossos protagonistas. Partindo de assuntos ‘banais’, Marcelo Pereira Rodrigues tem a capacidade de tocar o coração do leitor, transformando a história, inicialmente simples, num ensaio sobre a nossa existência. O ambiente que cria é bastante único e reconfortante, sendo a sua narração bastante visual e auditiva, o que permite que a absorção da mesma seja, continuamente, rica e completa. Além disso, a expressividade dos diálogos é de uma mestria tal que se torna muito fácil reconhecer em Marcelo Pereira Rodrigues um domínio acentuado na arte de contar histórias. A própria divisão do livro através de actos de significância temática transforma, novamente, todas as narrativas num conjunto alegre de introspecção e sentimentalismo profundo. Todas as histórias acabam com um certo sinal de esperança, sem nunca, contudo, diminuir o realismo inerente à magia das suas histórias, a partir das quais Marcelo Pereira Rodrigues revela uma criatividade, uma maturidade e uma destreza literária tremendas. De facto, Marcelo Pereira Rodrigues consegue com o dia de folga dar, precisamente, um dia de folga às nossas mágoas e inquietudes mais supremas, no sentido em que permite canalizá-las para uma trajectória de crescimento, de amor e de superação.”
Recebam o livro autografado em suas residências o adquirindo a R$ 50,00 pelo site oficial do escritor www.marcelopereirarodrigues.com.br e mesmo via WhatsApp (31) 98569-3602.
Quero dividir mais uma alegria com os meus leitores!
Saiu publicado conto de minha autoria na prestigiosa revista literária do Uzbequistão, "Nodirabegim". Agradeço aos tradutores Elias Cardoza (do português para o inglês) e Sherzod Artikov (do inglês para o uzbeque).
E aproveitando a publicação nesta parte da Ásia, que termine a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Muito feliz com a publicação desta minha história no Uzbequistão!
Clique aqui para acessar o Conto
Marcelo Pereira Rodrigues e o seu romance espanhol
Um dos mais importantes prêmios literários do mundo, o Alfaguara (Espanha), editora filiada à icônica Penguin Random House (o maior conglomerado de editoras do mundo) revelou o ganhador deste ano. Coube ao chileno Cristian Alarcón o prêmio de 175.000 dólares e a publicação, primeiramente em espanhol, da sua novela O Terceiro Paraíso. Bastidores deste concurso: o Alfaguara recebeu a inscrição de 899 novelas, de residentes na Espanha e países da América Latina e, dentre estas, a novela escrita por Marcelo Pereira Rodrigues, intitulada Tolerância. O romance foi corrigido por Camila Lourenço (de Itajaí – SC) e traduzido por Elias Cardoza (Costa Rica). O projeto de execução do livro se deu em 8 meses. Marcelo comenta o concurso e premiação: “Embora o anúncio tenha se dado em janeiro, só fui me certificar no mês seguinte. Assisti a live do evento e fiz questão de parabenizar o colega das letras chileno. Obviamente que fiquei feliz e triste neste dia; triste por não ter ganhado; feliz por vários motivos: ser um dos 899, por ter me afetado tanto com o resultado (somos suspeitos para afirmarmos que a nossa história é excelente) e no dia seguinte a esperança de ainda ser publicado ou pela Planeta ou por uma importante editora da Espanha. Enfim, há um mundo de possibilidades.” Não há previsão para o oferecimento às editoras do Brasil, pelo menos por enquanto. O próximo livro de Marcelo aqui no Brasil será de contos, com previsão para junho deste ano, com o título O dia de folga.
Quero dividir uma alegria com todos os meus leitores:
saiu publicado conto de minha autoria no "Sindh Courier", do Paquistão. Muito bom atingir mais um país da Ásia, a exemplo do Uzbequistão. Ao povo paquistanês, o meu carinho e consideração. Agradeço ao tradutor Elias Cardoza e ao escritor Sherzod Artikov a possibilidade. Em português, esta história foi publicada na edição impressa da Revista Conhece-te de janeiro/2022 e é um dos contos do meu próximo livro, a ser publicado em meados deste ano.
Quero dividir uma alegria com todos os meus leitores.
Um conto de minha autoria foi publicado na revista literária "Nodirabegim", do Uzbequistão, este lindo país da Ásia com as suas planíces e povo receptivo. Agradeço a Sherzod Artikov e a tradutora Nodira Ibrokhimova!
https://nodirabegim.uz/archives/4474?fbclid=IwAR18pxPw7HgpOP3QlEYh64zKEaTyy7aXBbZgSEZznfj27JlneW-Ys4lf-iQInauguração da nova Sede Biblioteca MPR em Cartago
Inauguração da nova Sede Biblioteca MPR em Cartago
Com o intuito de restaurar e recuperar a cultura na província de Cartago, na Costa Rica, nasce o Cento Cultural Victoria, um espaço aberto à expressão, à arte e à filosofia. O Centro Cultural Victoria é uma nova forma de educação cultural, que oferece atividades literárias e artísticas, tanto de forma virtual quanto presencial à todas as pessoas que queiram desenvolver-se constantemente através do descobrimento dos seus próprios talentos e capacidades. Na tarde desta terça-feira, 15 de dezembro de 2021, a representação da agência O Agente Literário na Costa Rica foi convidada a visitar este belíssimo e aconchegante espaço, onde fomos recebidos de portas abertas pela equipe de instrutores culturais do local, que acompanhava ativa e simultaneamente a participação do nosso escritor Marcelo Pereira Rodrigues no evento da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro pelas redes sociais. Deste oportuno encontro nasce o desejo comum de promover a abertura da Biblioteca MPR, de forma física e presencial, desta vez na província de Cartago, ponto de encontro dos amantes da arte, da cultura, da música, da literatura e da filosofia. E por falar em cultura, arte, filosofia e leitura de qualidade, vale divulgar mais uma excelente notícia: a Revista Conhece-te foi indicada como Caso de Sucesso do Setor Editorial Internacional durante o Congresso “Indústria Editorial: Desafios, Inovações, Tendências e Oportunidades” promovido pelo Ministério de Cultura e Juventude de Costa Rica. Realizado no dia 11 de novembro, o evento contou com a presença do Sr. Daniel Benchimol da Argentina, Emilia Fallas (diretora da Editora Letra Maya), Marianela Camacho (diretora da ECR Editorial Costa Rica), da Sra. Loida Pretiz, vice-ministra de Cultura de Costa Rica, entre outros especialistas do setor.